O que aprendemos sobre o Romantismo no Brasil?
" A chegada da família real portuguesa em 1808 já era um vestígio de que aquele seria um século de profundas mudanças na estrutura política, econômica e cultural do país. D. João VI, através de medidas importantes visando ao desenvolvimento nacional, abriu os portos para comércio com o mundo, o que significava a fácil entrada de novas tendências culturais, principalmente europeias. Além disso, criou novas escolas, bibliotecas e museus, e deu incentivo à tipografia, que implicou a impressão de livros, até então feitos em Portugal, e a edição de jornais. O eixo político-econômico-cultural do Brasil sai então de Minas Gerais para ganhar as portas da realeza no Rio de Janeiro, onde nasce um público consistente de leitores principalmente formado de mulheres e jovens estudantes, provenientes da classe burguesa em ascensão.Enquanto isso, o restante da nação, ainda movido pela estrutura agrária e mão-de-obra escrava, assiste à transição do Colonialismo ao Império.
Era a tão sonhada independência política das correntes de Portugal, numa busca pela liberdade e pelo patriotismo, que iria acolher de braços abertos os ideais românticos.
O Romantismo conseguiu alcançar todas as formas de manifestação artística do Brasil, com importantes obras na arte, na música, na poesia e no teatro. A poesia brasileira romântica é divida em três gerações: Nacionalista, ultrarromântica e candoreira. A primeira Geração (Nacionalista), exalta a valorização da pátria e o indígena como figura heroica e generosa de bom coração. Gonçalves Dias foi o principal poeta dessa geração, tanto que suas obras serviram de expiração para pintores da época.
A segunda Geração (ultrarromântica), afasta-se dos ideais do Nacionalismo, aderindo como características: o apego a morte, a fuga para infância ou para a natureza e a relação com a mulher sexualizada e, ao mesmo tempo inatingível. Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu são uns dos nomes importantes dessa geração.
A Terceira Geração (Candoreira), tinha como fundamento a proposta de quê o poeta deveria escrever " uma poesia socialmente engajada". Baseando-se na ideia de que a arte era para todos e que o poeta deveria mostrar isso para o cidadão comum. Assim contribuindo para o progresso humano e social. Teve como grande incentivo as campanhas de abolição da escravatura. O poeta desta geração de maior renome foi Castro Alves.
Até mesmo os romances românticos escritos nas três gerações tinha divisões. O romance Indianista (tinha como figura principal o indígena visto como autêntico brasileiro); O romance histórico (procurava reinterpretar fatos e personagens históricos brasileiros); O romance urbano ( desenvolveu temas ligados a vida urbana nas metrópoles); E o romance regionalista (valorizavam as diferente étnicas,linguísticas, sociais e culturais que marcavam as regiões do território nacional).
A atividade teatral brasileira só se intensificou quando a urbanização aumentou. Com esse aumento repentino novos teatros foram construídos e novos escritores de peças teatrais ganharam novos incentivos pra investir nessa carreira e para a formação de companhias teatrais que trabalhavam na formação de atores profissionais. Martins Pena foi responsável por introduzir a comédia no país.
Quem poderia imaginar que a chegada da família Real Portuguesa traria grandes marcos para o desenvolvimento cultural brasileiro. Apesar de outros estilos literários já terem sido aderidos no Brasil, o Romantismo foi o primeiro a conseguir dominar todas áreas de produções artísticas no país. O primeiro de muitos outros. "
Por Larissa Almeida e Mariana Lima
Por Larissa Almeida e Mariana Lima
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